JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Na inclusão, é preciso que o professor consiga apoiar, estimular, incentivar, valorizar, promover e acolher o seu aluno, de maneira que ele entenda que é capaz. Nesse contexto, é interessante que a motivação não ocorra somente por meio de palavras, mas também, inclua: Assinale a alternativa correta  

atitudes de encorajamento.
cobrança de habilidades.
atitudes participativas.
adaptações.
premiações.
No jogo, é possível praticar ações e relações em dois estilos básicos, quais são eles? I. Coletivo II. Competitivo III. Faz de conta IV. Cooperativo   Assinale a alternativa correta:  

II e IV, apenas.
I – II e III, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
O uso de um objeto como se fosse outro é muito comum para as crianças que estão iniciando a brincadeira de faz de conta. À medida que a criança desenvolve cognitivamente e progride na sua capacidade de brincar passa da ação de substituir objetos para qual ação? Assinale a sequencia correta:  

Substituir tipos de brincadeiras
Substituir atividades
Substituir as formas de brincar
Substituir pessoas (papéis)
Substituir os tipos de jogos (com regras)
Reilly (1974) descreveu três estágios, que ocorrem progressivamente durante a infância e que atendem esta mesma sequencia quando existe uma nova vivencia em qualquer fase da vida do indivíduo. Analise as sequencias e assinale a opção correta.  

Realiza – Observa e Internaliza
Observa – Compreende e Explora
Exploração – Competência e Realização
Orientação – Competência e Criatividade
Competência - Exploração e Exteriorização
Para Brougère a cultura lúdica é, composta de um certo número de esquemas que permitem iniciar a brincadeira, já que se trata de produzir uma realidade diferente daquela da vida cotidiana. Analise as assertivas abaixo sobre cultura lúdica e assinale a opção correta.  

A cultura lúdica não compreende o conjunto das regras de jogo disponíveis para os participantes numa determinada sociedade.
A cultura lúdica é um bloco monolítico
A cultura lúdica existe pairando acima de nossas cabeças, ela é produzida pelos indivíduos que dela participam.
A cultura lúdica compreende o que chamo de esquemas de brincadeiras, as quais não permitem organizar jogos de imitação ou de ficção, sem regras vagas, de estruturas gerais e precisas.
A cultura lúdica compreende estruturas de jogos que não se limitam às de jogos com regras.
Analise as assertivas abaixo identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F)   ( ) A cultura lúdica é antes de tudo um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível. ( ) O desenvolvimento da criança não determina as experiências possíveis, mas produz por si mesmo a cultura lúdica. ( ) O jogo é como uma atividade de segundo grau, ou seja, uma atividade que supõe atribuir aos sentidos da vida comum outro significado, o que remete a ideia de fazer de conta, de ruptura com as significações da vida cotidiana. ( ) As proibições dos pais, dos mestres, o espaço colocado à disposição da escola, na cidade, em casa, vão pesar sobre a experiência lúdica   Assinale a sequencia correta:

F- F- V- F
F- V- V- F
F- V- F- V
V- V- F- F
V- F- V- V
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo Para os homens da sociedade ______________ daquele século o jogo era pensado como fenômeno ____________ vivido _______________ e foram tão marcantes esses momentos, que vários pintores os representaram em seus quadros permitindo-nos imaginar como eram aquelas brincadeiras. Huizinga (1990), analisando o elemento ___________ na cultura contemporânea, constatou que a presença do _________ nos diferentes processos culturais entrou em ________________ no século XVIII.

Americana – natural – individualmente – lúdico – jogo - regeneração.
Europeia – natura l- coletivamente – lúdico – jogo - decadência.
Grega – artístico – publicamente – jogo – brincar - decadência.
Oriental - cultural – globalmente – recreativo - brincar- ruína.
Americana - cultural - individualmente - jogo - brincar - ascensão.
Enquanto manifestações espontâneas da cultura popular, as brincadeiras tradicionais tem a função de: suprimir a cultura infantil perpetuar a cultura infantil desenvolver formas de convivência social permitir o prazer de brincar   Assinale a alternativa correta

1- 2 e 4, apenas
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
2- 3 e 4, apenas
1- 2 e 3, apenas
“Os alunos estarão divididos em 2 equipes com o mesmo número de integrantes. Um dos alunos de cada equipe estará com os olhos vendados e deverá andar em cima de uma linha, sem sair do espaço definido. Os demais colegas da equipe estarão sentados em fileiras de forma paralela a essa linha, ou seja, metade do grupo estará de um lado da linha e a outra metade do outro lado. Cada vez que o colega sair da linha, os alunos que estiverem do lado que ele está saindo, deverão bater palmas indicando que ele deve retornar a linha central. Ao final do trajeto, a equipe que seu representante cometer menos falhas vencerá o jogo”. A descrição acima é de um jogo:  

Competitivo.
Pré-desportivo.
Cooperativo.
Teatral.
Sensorial.
Freire e Scaglia (2003) sugerem a estruturação das aulas de educação física dividida em três momentos interligados entre sí. Quais são eles?

Início, meio e fim.
Brincadeira inicial, roda de conversa e desaquecimento.
Aquecimento, desenvolvimento e volta à calma.
Roda de conversa, práticas e roda de conversa.
Aquecimento, prática e brincadeira final.
Páginas: 123456789